SOBRAC REALIZA SIMPÓSIO DE ARRITMIAS CARDÍACAS DURANTE O 70º CONGRESSO BRASILEIRO DE CARDIOLOGIA

No evento, especialistas da Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas apresentarão os principais temas que envolvem as arritmias cardíacas, a morte súbita, os dispositivos implantáveis e a fibrilação atrial, doença que tem como principal consequência o AVC

Um dos destaques do 70º Congresso Brasileiro de Cardiologia, organizado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), de 18 a 21 de setembro, na cidade de Pinhais, na Grande Curitiba (PR), será a realização do Programa de Educação Continuada (PrECon), pela Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (SOBRAC). No evento, renomados especialistas discutirão as arritmias cardíacas e suas imediatas consequências, entre elas a morte súbita e a fibrilação atrial. “Cerca de 90% dos casos de morte súbita são decorrentes de algum tipo de arritmia cardíaca e é preciso apresentar em um Congresso Brasileiro de Cardiologista as mais recentes técnicas e tratamentos, inclusive multidisciplinares, para que todos estejam bem preparados para atender a população em geral no que tange esta doença”, diz Eduardo Saad, cardiologista da SOBRAC e coordenador do PrECon de Pinhais.

Diretor científico da SOBRAC, Saad ressalta ainda outros aspectos da morte súbita, como o fato de acometer pessoas de todas as faixas etárias, inclusive jovens e atletas. De acordo com dados obtidos pelo Ministério da Saúde, todos os anos são mais de 300 mil mortes súbitas no Brasil, representando aproximadamente 1000 óbitos por dia, 45 por hora e quase 2 por minuto. “Alguns estudos internacionais apontam ainda que o risco de morte por doença coronariana tem sido relativamente alto em sedentários e em indivíduos ativos”, alerta Dr. Saad.

O PrECon realizado pela SOBRAC em Pinhais (PR) também terá palestras sobre a fibrilação atrial, um subtipo de arritmia cardíaca que afeta certa de 2,5% da população mundial, com alta prevalência entre os idosos e que tem como pior consequência o Acidente Vascular Cerebral (AVC), popularmente conhecido como derrame. Mais de 1,5 milhão de brasileiros tem fibrilação atrial e pode sofrer um AVC quando o seu principal fator de risco, a hipertensão, provoca o entupimento e rompimento dos vasos sanguíneo, causando o AVC isquêmico e hemorrágico.

“Um a cada seis acidentes vasculares cerebrais (AVC) ocorre em pacientes com fibrilação atrial, representando um aumento de até sete vezes em relação a população em geral. Existem vários tratamentos para a fibrilação atrial e, em todos eles, é preciso considerar o risco de fenômenos tromboembólicos”, complementa Saad. O tratamento padrão para a fibrilação atrial pode ser através do uso de anticoagulantes orais e com a realização de ablação por cateter. Outra técnica é a oclusão do apêndice atrial esquerdo, quando há contraindicações na administração de anticoagulantes, quando a fibrilação atrial é de difícil controle clínico e também por ablação por cateter.

Para mais informações sobre o PrECon de Pinhais, acesse:
http://sobrac.org/home/?p=15203.

Saiba mais sobre:

Arritmias Cardíacas:
http://sobrac.org/campanha/arritmias-cardiacas-2/

Arritmias Cardíacas: Mitos e Verdades:
http://sobrac.org/campanha/arritmias-cardiacas-mitos-e-verdades/

Sobre a Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas:
http://sobrac.org/home/?page_id=1802 

Site SOBRAC: www.sobrac.org

SERVIÇO PRECON – Pinhais (PR):
Programa de Educação Continuada – Pinhais (PR)
Realização: Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (SOBRAC)
Data: 18 de setembro de 2015
Horários: 15h às 18h30.
Local: Expotrade Convention Center – Auditório 22 – Piso 2 – Rodovia Deputado João Leopoldo Jacomel, 10.454 – Pinhais (PR)
Programa Oficial: http://sobrac.org/home/?p=15203

Acesse as Redes Sociais SOBRAC:
http://img.info.abril.com.br/downloads/imagens/1/download/icone/facebook-icon-57.jpg   http://www.nwmarchingproductions.com/wp-content/uploads/2013/03/twitter-icon-png-13.png http://www.socialknx.com/wp-content/uploads/2014/12/instagram-logo.jpg

Informações para a Imprensa:
Baruco Comunicação Estratégica – Telefone: 11 3539-9901
Aline Aprileo: (11) 96986-6278 | aline.aprileo@baruco.com.br
Ricardo Berlitz: (11) 99645-2067 | berlitz@baruco.com.br