Caxias do Sul (RS) terá evento para cardiologistas

sobrac

com foco em arritmias cardíacas

Noções básicas sobre marca-passo e miniconferência sobre fibrilação atrial, uma das arritmias mais prevalentes na população, são alguns temas do Programa de Educação Continuada (PrECon), promovido pela SOBRAC

No próximo dia 29 de maio, a cidade serrana de Caxias do Sul (RS) recebe o Programa de Educação Continuada (PrECon), promovido pela Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (SOBRAC). O evento é um dos principais da cardiologia brasileira e abordará diversos temas em torno das arritmias cardíacas, inovações técnicas, análise de casos e a opinião de renomados cardiologistas do País.

“Este é um evento extremamente importante, sobretudo para os cardiologistas em busca de atualização e troca de experiências com especialistas em arritmias cardíacas. Milhares de pessoas no Brasil apresentam algum tipo de distúrbio elétrico do coração e estima-se que mais de 300 mil pessoas morrem em decorrência de arritmias todos os anos”, explica o coordenador local do evento, o cardiologista e membro da SOBRAC Dr. Carlos Kalil.

Entre os destaques do PrECon estarão as discussões sobre indicações de implante de marca-passo, riscos de arritmias durante atividade física, desfibrilador implantável, tratamento de fibrilação atrial, entre outros.

O cardiologista e coordenador nacional do PrECon, Dr. Ricardo Alkmim Teixeira, ressalta que a educação continuada dos profissionais das mais diferentes áreas do conhecimento humano, sobretudo na área médica e de cardiologia, é fundamental para a melhoria da saúde como um todo. “A SOBRAC concorda e colabora para isso através de seus eventos científicos há muitos anos, o que só contribui para a melhoria técnica e clínica dos cardiologistas, que certamente reverterão seus aprendizados em prol da população”.

Arritmia Cardíaca
Arritmias cardíacas são alterações que ocorrem na geração ou na condução do estímulo elétrico e provocam modificações do ritmo cardíaco. A frequência e o ritmo do coração variam ao longo de um dia conforme a necessidade de oxigênio do organismo, já que a função desse órgão é bombear o sangue oxigenado pelos pulmões para todas as células do corpo.
As arritmias cardíacas apresentam-se de diversas formas: taquicardia, quando o coração bate rápido demais; bradicardia, quando as batidas são muito lentas e em descompasso, com pulsação irregular, sendo sua pior consequência a morte súbita cardíaca (MSC).

Fibrilação Atrial
A Fibrilação Atrial é um dos tipos de arritmia cardíaca que mais acomete a população. Sua causa pode ser desconhecida, mas, geralmente é o resultado de danos ao sistema elétrico do coração, proveniente de outras condições, como pressão arterial alta não controlada por muito tempo. A doença também é uma complicação comum após cirurgia cardíaca. “É importante ficar atento aos sintomas, como palpitação, fadiga e falta de ar, que devem ser avaliados por um cardiologista e por um especialista em arritmias cardíacas, o arritmologista”, ressalta o cardiologista Dr. Carlos Kalil.

Embora a fibrilação atrial possa causar AVCE (acidente vascular cerebral), popularmente conhecido como derrame, ou insuficiência cardíaca, vale lembrar que essa arritmia pode ser tratada. “Um dos principais procedimentos para o tratamento da Fibrilação Atrial é a ablação por radiofrequência, geralmente aplicado quando os medicamentos ou mesmo a cardioversão elétrica não são preferidos ou quando não foram eficazes”, conclui o Dr. Ricardo Alkmim.

O PrECon é uma das atividades científicas da SOBRAC. Foi criado para difundir conhecimentos e harmonizar condutas na área das arritmias cardíacas. As discussões se dão em torno de análises clínicas e intervencionistas por meio de palestras, discussões de casos e debates abertos a todos os participantes, sempre recheado de informações técnicas, evidências científicas e opiniões de especialistas.

Veja a programação oficial do PreCon de Caxias do Sul (RS):
http://sobrac.org/home/?page_id=14446

Saiba mais sobre:
Arritmias Cardíacas:
http://sobrac.org/campanha/arritmias-cardiacas-2/

Arritmias Cardíacas: Mitos e Verdades:
http://sobrac.org/campanha/arritmias-cardiacas-mitos-e-verdades/

Sobre a Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas:
http://sobrac.org/home/?page_id=1802 

Site SOBRAC: www.sobrac.org

SERVIÇO PRECON – Caxias do Sul (RS):
Programa de Educação Continuada – Caxias do Sul (RS)
Realização: Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (SOBRAC)
Data: 29 de maio de 2015
Horários: Sexta-feira (29/05), das 18h às 22h.
Local: Auditório do Hospital UNIMED
Programa Oficial: http://sobrac.org/home/?page_id=14446

Acesse as Redes Sociais SOBRAC:
http://img.info.abril.com.br/downloads/imagens/1/download/icone/facebook-icon-57.jpg   http://www.nwmarchingproductions.com/wp-content/uploads/2013/03/twitter-icon-png-13.png http://www.socialknx.com/wp-content/uploads/2014/12/instagram-logo.jpg

Informações para a Imprensa:
Baruco Comunicação Estratégica – Telefone: 11 3539-9901
Aline Aprileo: (11) 96986-6278 | aline.aprileo@baruco.com.br
Ricardo Berlitz: (11) 99645-2067 | berlitz@baruco.com.br