Curitiba (PR) sedia evento sobre arritmias cardíacas

sobrac

Curitiba (PR) sedia evento sobre arritmias cardíacas

Programa de Educação Continuada (PrECon) trará para a capital paranaense debates, inovações técnicas e opinião dos principais cardiologistas do País

No próximo dia 24 de abril, a Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (SOBRAC) traz para Curitiba (PR) o Programa de Educação Continuada (PrECon), evento que acontecerá em conjunto com o Congresso Paranaense de Cardiologia. O Simpósio de Arritmias Cardíacas, organizado pela SOBRAC, é um dos principais eventos da cardiologia brasileira, que abordará diversos temas em torno da doença que acomete milhares de indivíduos todos os anos. O PrECon e o Congresso Paranaense de Cardiologia serão realizado no Expo UNIMED Curitiba.

O PrECon é realizado em diversas cidades brasileiras, que tem por objetivo difundir o conhecimento, harmonizar condutas na área de arritmias cardíacas. Para isso, a SOBRAC reúne renomados cardiologistas para apresentação de palestras e debates em torno de casos clínicos e procedimentos intervencionistas.  “Atualização das mais recentes evidências científicas, inovações técnicas e condutas clínicas são o ponto forte de nosso programa. Importante ressaltar que o aspecto prático da jornada permite que todas as informações discutidas sejam aplicadas pelos colegas cardiologistas  no dia-a-dia em seus consultórios. Indiretamente, o evento contribui para aprimorar conhecimentos que serão aplicados em prol da população”, contextualiza o Dr. Ricardo Alkmim, coordenador nacional do PrECon.

Fibrilação Atrial

O cardiologista e coordenador local do PrECon, em Curitiba, Dr. José Moura Jorge, explica que uma das principais abordagens do evento é a Fibrilação Atrial, dada a incidência de casos na população em geral, mas, sobretudo, nos idosos. Este tipo de arritmia cardíaca, muito comum, caracteriza-se pelo ritmo de batimento rápido e irregular dos átrios (câmaras superiores do coração), que afeta 2,5% da população mundial – aproximadamente 175 milhões de pessoas – sendo que 10% desse total está acima dos 75 anos de idade.

“Embora a fibrilação atrial possa causar AVC – popularmente conhecido como derrame – ou insuficiência cardíaca, vale lembrar que a doença pode ser tratada. Um dos principais procedimentos para o tratamento da Fibrilação Atrial é a ablação por radiofrequência, geralmente aplicado quando os medicamentos ou mesmo a cardioversão elétrica não são preferidos ou quando não foram eficazes”, conclui o especialista membro da SOBRAC.

Arritmias Cardíacas
Arritmias cardíacas são alterações que ocorrem na geração ou na condução do estímulo elétrico e provocam modificações do ritmo cardíaco. A frequência e o ritmo do coração variam ao longo de um dia conforme a necessidade do organismo, já que a função desse órgão é bombear o sangue oxigenado pelos pulmões para todas as células do corpo.

As arritmias cardíacas apresentam-se de diversas formas: taquicardia, quando o coração bate rápido demais; bradicardia, quando as batidas são muito lentas e em descompasso, com pulsação irregular. Alguns tipos de arritmia podem resultar em morte súbita cardíaca (MSC).

Cardioversão Elétrica. O que é um CDI?
O Cardioversor-Desfibrilador Implantável (CDI) é um aparelho que tem por finalidade interromper a parada cardíaca através de um choque de desfibrilação diretamente no coração. As arritmias mais envolvidas na parada cardíaca são a fibrilação ventricular (FV) e a taquicardia ventricular (VT).
O CDI é um pequeno aparelho semelhante a um marcapasso, cuja bateria dura vários anos e  geralmente é implantado no tórax. O CDI é capaz de detectar anormalidades do ritmo cardíaco,  podendo  liberar impulsos elétricos ou choques para regularizar o ritmo do coração.
“No entanto, a indicação para este tipo de tratamento é para pacientes que já sofreram parada cardíaca ou que apresentam determinadas condições que implicam em alto risco para a ocorrência de taquiarritmias graves ou a própria parada cardíaca”, finaliza o cardiologista Dr. José Moura Jorge.
Veja a programação oficial do PreCon de Curitiba (PR):
http://sobrac.org/home/?p=14360

Saiba mais sobre:
Arritmias Cardíacas:
http://sobrac.org/campanha/arritmias-cardiacas-2/

Arritmias Cardíacas: Mitos e Verdades:
http://sobrac.org/campanha/arritmias-cardiacas-mitos-e-verdades/

Sobre a Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas:
http://sobrac.org/home/?page_id=1802 

Site SOBRAC: www.sobrac.org

SERVIÇO PRECON – Curitiba (PR):
Programa de Educação Continuada – Curitiba (PR)
Realização: Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (SOBRAC)
Data: 24 de abril de 2015
Horários: Sexta-feira (24/04), das 08h30 às 10h.
Local: Expo UNIMED Curitiba – Auditório 2
Programa Oficial: http://sobrac.org/home/?p=14360

Acesse as Redes Sociais SOBRAC:
http://img.info.abril.com.br/downloads/imagens/1/download/icone/facebook-icon-57.jpg   http://www.nwmarchingproductions.com/wp-content/uploads/2013/03/twitter-icon-png-13.png http://www.socialknx.com/wp-content/uploads/2014/12/instagram-logo.jpg

Informações para a Imprensa:
Baruco Comunicação Estratégica – Telefone: 11 3539-9901
Aline Aprileo: (11) 96986-6278 | aline.aprileo@baruco.com.br
Ricardo Berlitz: (11) 99645-2067 | berlitz@baruco.com.br