Programa de Intercâmbio de Bolsista

Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas – SOBRAC

Edital SOBRAC – No 01/2019

 

A Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (SOBRAC), através de sua Diretoria Executiva, no uso das suas atribuições, torna pública a seleção de candidatos para o Programa de Intercâmbio de Bolsista, para formação de jovens Cardiologistas a nível da Arritmologia Clínica e Intervencionista, promovendo o acesso de brasileiros a estágios em centros de Arritmologia de Portugal.

Normas:

1 – DAS INSTITUIÇÕES RESPONSÁVEIS PELO PROGRAMA

1.1 – No Brasil: Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas – SOBRAC

1.2 – Em Portugal: Instituto Português do Ritmo Cardíaco – IPRC

                Hospital Santa Cruz – Carnaxide, Lisboa.

                Supervisor: Prof. Pedro Adragão, Diretor do Serviço de Arritmologia.

2 – DOS OBJETIVOS

2.1 – Incentivar a aproximação de médicos brasileiros e portugueses interessados em pesquisas na área de arritmologia e proporcionar aos jovens pesquisadores acesso a um elevado nível de formação científica e o prosseguimento de uma carreira independente de pesquisa;

2.2 – Construir colaborações de longo prazo entre a instituição portuguesa e a instituição brasileira;

2.3 – Assegurar o retorno dos pesquisadores ao Brasil após a conclusão da sua formação na Instituição Portuguesa citadas no item 1.2;

2.4 – Estimular colaboração de longo prazo com tutores da Instituição Portuguesa citadas no item 1.2;

2.5 – Estimular a publicação conjunta das descobertas das pesquisas.

3 – DA ESTRUTURA

3.1 – O Programa consiste em 12 (doze) meses de treinamento em tempo integral em pesquisa na área de Arritmologia Clínica e Intervencionista, no Hospital Santa Cruz, em Carnaxide, Lisboa, sob a Responsabilidade do Prof. Pedro Adragão, Diretor do Serviço de Arritmologia.

4 – DOS PRÉ-REQUISITOS

Os candidatos que desejarem inscrever-se no presente edital devem cumprir com os seguintes requisitos:

4.1 – Possuir diploma de médico com registro no Conselho Regional de Medicina do Estado da Federação em que reside;

4.2 – Ser sócio da Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas – SOBRAC e estar quite com a sua anuidade;

4.3 – Possuir Título de Especialista em Cardiologia concedido pela Associação Médica Brasileira através da Sociedade Brasileira de Cardiologia, ou ter cursado o Programa de Residência Médica em instituição aprovada pelo MEC – Comitê Nacional de Residência Médica.

5 – DO APOIO

 5.1 – A Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas – SOBRAC, será responsável por prover os seguintes benefícios, em conformidade com os seus regulamentos:

5.1.1 – Bolsa para manutenção do bolsista:  O correspondente em moeda nacional (Reais) a 1.000€ (mil euros) por mês, durante 12 (doze) meses; não será acrescido valor em relação a dependentes; O câmbio utilizado para esta conversão será o do euro comercial do dia do depósito.

5.1.2 – Seguro viagem: 100€ (cem euros) por mês, durante 12 (doze) meses; O mesmo se aplica em relação à moeda e ao câmbio citados no item 5.1.1

5.1.2.1 – O auxílio seguro viagem será transferido pela SOBRAC diretamente ao candidato, que será responsável pela contratação do seguro viagem, sendo o mesmo obrigatório, sob pena de cancelamento da bolsa de estudos citada no item 5.1.1.

5.1.2.2 – O candidato declara-se ciente que a concessão do auxílio seguro viagem isenta a SOBRAC da responsabilidade por eventual despesa médica, hospitalar, odontológica e funerária, inclusive repatriação, abrangidas ou não pela cobertura do plano contratado em benefício do candidato.

5.1.2.3 – A SOBRAC também não será responsabilizado por despesas de lesões auto infligidas, tal como suicídio ou tentativa de suicídio e quaisquer consequências do mesmo, usualmente não cobertas por planos de seguro viagem.

5.1.3 – Auxílio deslocamento (passagem aérea), no início do Programa e ao final do Programa;

5.2 – A Instituição Portuguesa citada no item 1.2, será responsável por prover os seguintes benefícios, em conformidade com os seus regulamentos;

5.2.1 – Assistência na obtenção dos vistos apropriados;

5.2.2 – Laboratório e/ou espaço clínico e acesso a biblioteca, computador e recursos científicos, como previsto para estagiários similares.

6 – DAS OBRIGAÇÕES DOS BOLSISTAS

O bolsista selecionado deverá:

6.1 – Dedicar-se integralmente às atividades do Programa;

6.2 – Concordar formalmente em voltar para o Brasil;

6.3 – Restituir a SOBRAC todo o investimento, caso o programa proposto não seja concluído devido a uma ação ou omissão dolosa ou negligência;

6.4 – Seguir todas as políticas, procedimentos e orientações que Instituição Portuguesa o abrigar.

7 – DAS BOLSAS.

7.1 – Poderão ser concedidas até 01 (uma) bolsa de estudo para pesquisa na Instituição Portuguesa citadas no item 1.2.

8 – DAS INSCRIÇÕES.

8.1 – As inscrições são gratuitas e feitas por e-mail (secretaria@sobrac.org), envio de documentos e cartas de referência, conforme descrito no item 9 do presente edital;

8.2 – Os candidatos devem inscrever-se enviando toda a documentação necessária para o endereço: Alameda dos Maracatins, nº 1435, Conjuntos 301-306, CEP: 04089-015, Moema/São Paulo, endereçada à Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (SOBRAC), e dentro dos prazos estabelecidos no calendário deste Edital;

8.3 – Ao se inscrever, o candidato aceitará as regras estabelecidas no calendário do presente edital;

8.4 – A SOBRAC não se responsabilizará por inscrições não recebidas devido a fatores técnicos ou atraso nos correios;

8.5 – As informações prestadas serão de responsabilidade do candidato.

8.5.1 – A SOBRAC terá o direito de excluir o candidato da seleção, em qualquer fase do concurso, se a documentação estiver incompleta, incorreta, inconsistente, entregue fora do horário estabelecido, bem como se a documentação apresentada for, posteriormente, caracterizada como falsa.

9 – DOS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA CANDIDATURA.

No ato da inscrição, todos os candidatos devem apresentar a seguinte documentação e enviar o para o e-mail: secretaria@sobrac.org

9.1          – Carta endereçada à Direção da SOBRAC ou à Direção do IPRC solicitando a aceitação da candidatura a uma destas Bolsas de Formação em Arritmologia Intervencionista.

9.2Curriculum Lattes do candidato, focando especialmente a sua experiência em Cardiologia e Arritmologia, com respectivos certificados das atividades declaradas (conforme portal www.cnpq.br).

9.3 –       Declaração de disponibilidade do candidato para se dedicar em tempo integral ao estágio e à prossecução de um projeto de investigação sob orientação do responsável supervisor do estágio.

9.4 – Cópia Diploma de médico;

9.5 – Cópia Registro no Conselho Regional de Medicina no Estado da Federação em que reside;

9.6 – Cópia do certificado do Título de Especialista em Cardiologia emitido pela SBC/AMB ou do certificado de conclusão de Residência Médica em Cardiologia credenciada e com funcionamento autorizado pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM).

9.7 – Documentos e informações adicionais podem ser solicitados a qualquer momento.

10 – DA SELEÇÃO.

10.1 – As candidaturas serão submetidas a uma Comissão constituída por três médicos arritmologistas seniores, indicados pelas Instituições indicadas no item 1, a qual deverão apreciar o currículo do candidato, valorizando a sua atividade técnica e científica em Cardiologia e Arritmologia.

10.2 – A Comissão terá um mês para se pronunciar sobre as candidaturas, devendo o resultado da escolha ser anunciado no Congresso Brasileiro de Arritmias Cardíacas.

10.3 – Os candidatos mais bem avaliados serão entrevistados durante o Congresso Brasileiro de Arritmias Cardíacas, em Salvador, em data e hora a serem comunicadas com antecedência.

11 – DO CALENDÁRIO

– De 21/10/2019 a 04/11/2019: Divulgação em site da SOBRAC e do IPRC e apresentação de inscrição;

– De 05/11 a 12/11/2019: Análise das inscrições pela Comissão;

– De 13/11 a 18/11/2019: Convocação para os candidatos aprovados para entrevista durante o Congresso Brasileiro de Arritmias Cardíacas, em Salvador.

– 22/11/2019: Divulgação do Resultado na festa do Congresso Brasileiro de Arritmias Cardíacas;

– Março/2020: Início das Atividades em Portugal.

 

Priorização das candidaturas

– Os consultores, com base nas considerações de mérito, farão a priorização e classificação das candidaturas que melhor atendam aos objetivos do estágio, de acordo com as qualificações do candidato e da entrevista.

– A priorização das candidaturas consiste na identificação com atribuição de notas, como a seguir: 1 (insuficiente), 2 (regular), 3 (adequado), 4 (bom) a 5 (excelente).

 

  1. – PAGAMENTOS DOS BENEFÍCIOS

12.1 – O pagamento dos benefícios ao candidato será realizado conforme definido pela SOBRAC, mediante crédito em reais (equivalente ao valor do euro comercial do dia do pagamento) em conta corrente pessoal do candidato no Brasil no dia 05 de cada mês do ano vigente da concessão. A SOBRAC pagará inicialmente as 2 (duas) primeiras mensalidades da bolsa e o auxílio seguro viagem em até 30 (trinta) dias antes do início da vigência da bolsa.

 

13 – DOS CASOS EXCEPCIONAIS E DAS INFORMAÇÕES ADICIONAIS

 

13.1 – Quaisquer situações não contempladas no presente edital serão decididas pela Diretoria Executiva da SOBRAC, por meio de consultas direcionadas exclusivamente ao endereço eletrônico secretaria@sobrac.org, que também pode ser usado para o esclarecimento de dúvidas e obtenção de informações adicionais.

 

São Paulo, 10 de setembro de 2019.

 

 

 

Dr. José Carlos Moura Jorge

Presidente da SOBRAC

 

Compartilhe:
Facebooktwittergoogle_pluslinkedinFacebooktwittergoogle_pluslinkedin

Busca no site: