A Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (SOBRAC) está presente no Manifesto: Cuidar de Todas as Formas, capitaneado pela Abeso (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica) e a SBEM (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia). O Manifesto traz uma visão ampla e informações importantes sobre os cuidados com o paciente com obesidade.

 

Além da SOBRAC, participaram mais 13 sociedades e associações chamando a atenção de que todos os médicos devem estar atentos aos cuidados de pessoas com obesidade, independentemente da área em que atuam.

 

Na página 09 do Manifesto que pode ser conferido na íntegra aqui, a SOBRAC fala sobre o impacto que a obesidade pode ter nas arritmias cardíacas. Segundo um trecho do artigo, “a associação entre obesidade e arritmias atriais e ventriculares tem aspectos peculiares. Pacientes com obesidade apresentam diversas alterações fisiopatológicas que comprometem a manutenção do ritmo cardíaco normal, com impacto na gênese de algumas arritmias como fibrilação atrial, disfunção sinusal e morte súbita. Além disso, a presença de obesidade impacta no prognóstico em alguns desses distúrbios e o tratamento deve ser contextualizado de acordo com a situação peculiar do paciente com excesso de peso, que pode requerer ajustes na escolha do tratamento.”

 

Confira agora mesmo o e-book completo!

Compartilhe:
FacebooktwitterlinkedinFacebooktwitterlinkedin

Busca no site: