Profissionais em Cuiabá terão evento que ensina como tratar arritmias cardíacas e evitar morte súbita

Cidade recebe uma programação especial sobre doença do coração que afeta 20 milhões de brasileiros

 

As doenças cardiovasculares são as principais causas de morte no mundo, levando aproximadamente 17,5 milhões de pessoas todos os anos. No Brasil, cerca de 320 mil vão a óbito por conta de um distúrbio específico, ainda pouco conhecido pela população, que provoca alterações no ritmo do coração: as arritmias.

Acometendo qualquer gênero, idade e estilo de vida, inclusive bebês e atletas, as arritmias cardíacas apresentam-se de diversas formas e podem trazer graves consequências ao indivíduo, a exemplo do AVC e da morte súbita. Sendo assim, é de extrema urgência que o atendimento médico a esses pacientes seja eficaz e devidamente capacitado. Por este motivo, Mato Grosso recebe no próximo dia 24 de outubro o IV PrECon de Cuiabá, como parte da programação do 20º Congresso de Cardiologia de Mato Grosso.

O evento, organizado pela Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (SOBRAC), busca oferecer a formação e atualização de médicos, enfermeiros, psicólogos e outros profissionais da área da saúde, trazendo debates importantes como a necessidade de identificação precoce da doença, melhores abordagens e tratamentos, além de como evitar episódios de parada cardíaca e morte súbita.

“Esta é também uma ocasião em que discutiremos o futuro da saúde pública no Brasil, ajudando a preparar mais especialistas e trazendo o alerta ao público leigo sobre o quão grave podem ser as arritmias”, conta o cardiologista da SOBRAC e coordenador local do evento, Dr. Júlio César de Oliveira.

“Algumas medidas simples, como controle da alimentação e prática de atividades físicas, podem sim atuar na prevenção das arritmias cardíacas, mas e quando elas já apareceram? Qual a melhor maneira de lidar e tratar esse indivíduo, que muitas vezes nem conhece a frequência cardíaca ideal que deveria apresentar? É com esses cidadãos que precisamos falar”, pontua Oliveira.

Dentre alguns dos destaques da programação estão as mesas “Estratificação do risco de morte súbita em atletas” e “Papel da ressonância magnética no manejo das arritmias ventriculares”.

A programação completa do evento pode ser conferida a seguir: http://bit.ly/preconcuiaba

Compartilhe:
Facebooktwittergoogle_pluslinkedinFacebooktwittergoogle_pluslinkedin

Busca no site: