Caros colegas,

Chegamos ao final do primeiro semestre em altitude de cruzeiro, trabalhando com entusiasmo para atender aos associados e cumprir à risca os objetivos da gestão. Nesta edição, elencaremos algumas das ações da diretoria, assim como outros fatos relevantes para a nossa sociedade.

Digno de nota, o processo eleitoral para a diretoria da SOBRAC no biênio 2012-2013 foi concluído, sendo eleita a chapa composta pelos Drs. Adalberto Lorga Filho, Presidente; Paulo Medeiros, Vice-Presidente; Enrique Pachón, Diretor Administrativo; Denise Hachul, Diretora Financeira; e Luiz Magalhães, Diretor Científico. O pleito, realizado em abril do presente, pela primeira vez, através do voto direto e secreto pela internet via sistema eleitoral da SBC, transcorreu com grande lisura e sem maiores sobressaltos. Destacamos também a expressiva participação dos sócios na eleição, conferindo à chapa eleita uma das maiores votações dentre os diversos departamentos da SBC. Acreditamos que o novo sistema eleitoral fortalece sobremaneira a nossa democracia, pois possibilita ao associado expressar livremente sua vontade de qualquer ponto do planeta, bastando apenas ter acesso à internet.

Parabenizo a todos os membros da futura diretoria pela significativa votação recebida e desejo-lhes muito sucesso em seus mandatos. Tenho convicção que a SOBRAC estará em ótimas mãos nos próximos anos, vez que os eleitos são colegas competentes, representativos, respeitados por seus pares e claramente comprometidos com a vida associativa. Faço menção especial ao futuro presidente, Dr. Adalberto Lorga Filho, amigo fraterno e companheiro de primeira hora, que chega com todos os méritos à presidência após longos anos de serviço à nossa sociedade. Estou seguro que o Dr. Lorga Filho possui a experiência e os atributos necessários para conduzir a SOBRAC com competência, retidão, independência e espírito democrático. Betinho, boa sorte nessa empreitada!

Visando se aproximar cada vez mais do associado, a SOBRAC desenvolveu um sistema eletrônico de pesquisas de opinião, cuja primeira enquete versa justamente sobre a recém concluída eleição para a diretoria. O objetivo da pesquisa é saber como o eleitor avalia o novo sistema eleitoral. O resultado será encaminhado à SBC para aprimoramento do processo de votação. É muito importante que todos participem dessas pesquisas de opinião para que tenhamos retorno acerca das iniciativas da diretoria, bem como orientar o delineamento de novas ações. Entretanto, as novidades ligadas ao site não param por aí. Os vídeos do último Congresso Brasileiro de Arritmias, realizado em Vitória, e os do Curso de Reciclagem em Ritmologia de 2010 já estão disponíveis para acesso. Agradecemos ao Dr. César Grupi, à Tatiana Nunes e à Eyenet pela dedicação no aprimoramento do nosso site. Não deixem de visitar nossa página https://sobrac.org/

Como informamos na última edição deste Jornal, a SOBRAC contratou empresa de auditoria externa independente, que auxiliará o conselho fiscal na vistoria das contas da sociedade. Os trabalhos de auditoria já estão em curso e tem sido muito úteis para aprimorar os controles e processos internos de gestão, tornando nossa administração ainda mais eficiente e transparente.

O PrECon (Programa de Educação Continuada), coordenado com competência pelo Dr. Luiz Magalhães, continua firme e forte. Neste semestre foram realizados eventos em Belo Horizonte, Aracaju e João Pessoa, todos coroados de êxito. Registramos nossos sinceros agradecimentos aos coordenadores dessas atividades, respectivamente, Drs. Eduardo Sternick e Thiago Rodrigues; Carlos Cleber Menezes e Antonio Bahia, pelo excelente trabalho. A agenda do segundo semestre é bastante intensa, contemplando mais 6 eventos: Cascavel, Rio de Janeiro, Manaus, Salvador, Campinas e Porto Alegre. Enfim, é a SOBRAC cumprindo sua missão estatutária de levar educação médica de qualidade a todas as regiões do país.

Outro fato muito marcante foi o simpósio conjunto SOBRAC – Heart Rhythm Society (HRS) no congresso da HRS em São Francisco, em maio último, que celebrou os 15 anos da ablação epicárdica. Esse importante evento é relatado em outras matérias desta edição. No esteio desse aniversário, a SOBRAC está realizando o Registro Brasileiro de Ablação Epicárdica, coordenado pelos Drs. José Carlos Moura Jorge e Luiz Magalhães, cujos resultados deverão ser apresentados no Congresso Brasileiro de Arritmias, em Brasília. Os formulários para participação no registro já foram enviados aos sócios da SOBRAC. A colaboração de todos é fundamental para o sucesso dessa iniciativa. Participem!

Por derradeiro, gostaríamos de cumprimentar nossos colegas do DECA, que este ano comemora 25 anos de fundação. Esse departamento, coirmão da SOBRAC, merece toda a nossa homenagem pelos relevantes serviços prestados à estimulação cardíaca artificial brasileira. Parabéns e que continuemos estreitando cada vez mais nossa parceria.

Cordialmente,
 
Guilherme Fenelon
Presidente da SOBRAC
Compartilhe:
FacebooktwitterlinkedinFacebooktwitterlinkedin

Busca no site: