Gestão de Diretoria (2010-2011)

Guilherme Fenelon

Caros colegas,

É com imensa satisfação que dirijo a todos vocês esta mensagem inaugural da gestão 2010-2011 da Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (SOBRAC). Inicialmente, gostaria de agradecer calorosamente as manifestações de apoio e confiança recebidas na Assembléia Geral Ordinária de Associados realizada no dia 27 de novembro de 2009, em Campinas, durante o XXVI Congresso Brasileiro de Arritmias Cardíacas, na qual fomos eleitos para presidir a SOBRAC no próximo biênio. Vivenciamos nessa assembléia um momento histórico da nossa agremiação, palco de uma disputa limpa, legítima e democrática. Indubitavelmente, venceu a SOBRAC!

Encerrado o ciclo eleitoral, é chegada a hora de deixar as disputas políticas de lado, desarmar os espíritos, unir forças e trabalhar com afinco para corresponder às expectativas crescentes da nossa sociedade. E não será uma tarefa fácil, posto que, desde os seus primórdios, graças a gestões extremamente sérias e competentes, exercidas por presidentes, diretores, coordenadores, funcionários e colaboradores altamente qualificados e comprometidos, a sociedade vem alcançando patamares cada vez mais elevados.

Honrando esse legado de empreendedorismo, nas últimas diretorias, encabeçadas pelos Drs. Martino Martinelli Filho e Leandro Zimerman, das quais tive o privilégio de participar, respectivamente, como Vice-Presidente e Diretor Científico, houve grandes avanços na estruturação administrativa da sociedade, educação continuada, defesa profissional e provas de habilitação. Hoje dispomos de sede com administração eficiente, jornal, site, programa de educação continuada atingindo todas as regiões do país, cursos de reciclagem, simpósios conjuntos com sociedades científicas latino-americanas e européias, publicações de livros e diretrizes, além da campanha de morte súbita. Isso sem mencionar o Congresso Brasileiro de Arritmias Cardíacas, nosso principal evento, a cada ano maior e mais representativo. Nossa meta é consolidar ainda mais e ampliar essas conquistas, sempre visando o crescimento da SOBRAC em âmbito nacional e internacional e, sobretudo, o bem-estar de seus sócios.

Mas só isso não basta. As demandas e necessidades de uma sociedade moderna e dinâmica como a SOBRAC se renovam constantemente. Precisamos avançar em áreas sensíveis do cotidiano de nossos pares, em especial na defesa profissional e na ampliação da participação dos sócios na condução da SOBRAC. É nossa intenção que o associado se sinta amparado pela sociedade, mormente frente a dificuldades com operadoras de saúde públicas e privadas, mas também em questões de ordem legal relativas à prática médica. Para tal, reforçaremos a coordenadoria de defesa profissional com uma comissão executiva e uma ouvidoria.

É igualmente desejo desta gestão que o associado – de todo o território nacional – tenha voz ativa na sociedade. A fim de alcançarmos esse objetivo, é mister que haja grande interatividade entre a diretoria e o quadro social, que será promovida através de diversas ações presenciais e via internet, tais como pesquisas de opinião sobre temas para congresso, cursos, etc. Além disso, esta diretoria está sempre aberta a críticas e sugestões, que podem e devem ser enviadas por e-mail à secretaria da SOBRAC. Lembro a todos, que o mote desta gestão é “QUEREMOS OUVIR VOCÊS!”

Nossa equipe, que é constituída por brilhantes colegas de todas as áreas da ritmologia e por secretárias competentes e dedicadas, está imbuída de denodo e determinada a trabalhar arduamente em prol da SOBRAC. Perseguiremos, incansavelmente, o cumprimento do nosso compromisso de tornar a SOBRAC ainda melhor, mais unida e democrática. Nesse aspecto, como uma das metas prioritárias deste mandato, proporemos uma reforma estatutária e regimental para que a eleição da diretoria e conselho científico da SOBRAC seja realizada através do voto secreto pela internet, nos moldes da Sociedade Brasileira de Cardiologia, e em data não coincidente com o Congresso Brasileiro de Arritmias.

Finalizo, reiterando que nos próximos dois anos serviremos à SOBRAC e a seus associados com muita dedicação e empenho. Essa é a nossa missão. Contem conosco!

Guilherme Fenelon

Compartilhe:
FacebooktwitterlinkedinFacebooktwitterlinkedin