Desafio Eletrocardiográfico

Resultado de Holter, o que fazer?

Muhieddine Chokr / Cristiano Dietrich

O Caso

Paciente de 54 anos leva ao cardiologista resultado de Holter-24h que demonstra o traçado a seguir (figura 1). Indagado quanto a sintomas durante a monitorização, relata que o exame foi normal. Ecocardiograma e teste ergométrico dentro da normalidade. É portador de HAS leve, controlada com clortalidona 25mg/dia. Histórico familiar de morte não esclarecida em primo de 40 anos. PA 120/80mmHg, FC 68bpm, AC ritmo regular em 2 tempos.

Figura 1: ECG 

O que é mais adequado fazer?

Carregando ... Carregando ...


Discussão:

Resposta C

A observação clínica é a alternativa mais adequada frente aos exames cardiológicos normais. O traçado poderia levar à suspeita de taquicardia ventricular polimórfica autolimitada com necessidade de investigação para doença cardíaca isquêmica ou elétrica, como por exemplo síndromes de QT longo e de Brugada. Entretanto, é importante ter cuidado na análise do ECG para correta conclusão. A análise minuciosa demonstra que o registro é uma simulação de TV por artefato devido a parcial desconexão dos eletrodos.

Figura 2.


Referência bibliográfica
Warning: call_user_func_array() expects parameter 1 to be a valid callback, function 'website_remove' not found or invalid function name in /mnt/data/itarget.com.br/newclients/sobrachome.org/home/wp-includes/class-wp-hook.php on line 286

Deixar um comentário

Seu email não será visível para os visitantes, campos com (*) são obrigatórios

* *