Desafio Eletrocardiográfico
Idoso é encontrado desacordado: qual o diagnóstico?
Autores: Cristiano Dietrich / Muhieddine Chokr
Paciente de 71 anos é levado ao pronto-socorro por familiares, que o encontraram desacordado em seu domicílio. Sem histórico de doenças ou tratamentos. Ao realizar exame físico da admissão, encontrava-se inconsciente, mas responsivo aos chamados verbais. PA 74/42mmHg, FC 40bpm, AC ritmo regular em 2 tempos c/ bulhas hipofonéticas, pulsos arteriais filiformes e AP com MV bem distribuídos sem estertores. Abaixo, o ECG realizado na admissão:
Figura 1: ECG
Frente ao quadro apresentado, qual a sua hipótese diagnóstica e conduta mais adequada?

Resposta: E
Após internação, foi realizada uma investigação no paciente que demonstrou quadro de sepse por infecção pulmonar associada com hipotermia importante – o que explica o achado eletrocardiográfico. O manejo clínico foi realizado através do aquecimento corpóreo, antibioticoterapia e estabilização hemodinâmica com ressuscitação volêmica e infusão de vasopressor.
O ECG da hipotermia apresenta características clássicas como a onda J ou de Osborne, que é representada por uma deflexão lenta e positiva entre o final do complexo QRS e a primeira porção do segmento ST observada em DII, DIII, aVF e V3-6 (figura 2 – seta). Neste caso, nota-se também bradicardia sinusal e o prolongamento do intervalo QT.
Figura 2
2 commented on “Idoso é encontrado desacordado: qual o diagnóstico?”
IMPORTANTE OBSERVAR A QUALIDADE DO TRAÇADO , COM MUITO ARTEFATO/INTERFERENCIA, O QUE PODE SUGERIR TREMORES, SEJA PELA HIPOTERMIA OU MESMO ASSOCIADO A UM PROVÁVEL DIAG DE PARKINSON OU PARKINSONISMO, DEVENDO SER ACRESCIDO AO RACIOCÍNIO CLÍNICO.
OK.