Desafios em Eletrocardiografia

Idoso é encontrado desacordado: qual o diagnóstico?

Autores: Cristiano Dietrich / Muhieddine Chokr

O Caso

Paciente de 71 anos é levado ao pronto-socorro por familiares, que o encontraram desacordado em seu domicílio. Sem histórico de doenças ou tratamentos. Ao realizar exame físico da admissão, encontrava-se inconsciente, mas responsivo aos chamados verbais. PA 74/42mmHg, FC 40bpm, AC ritmo regular em 2 tempos c/ bulhas hipofonéticas, pulsos arteriais filiformes e AP com MV bem distribuídos sem estertores. Abaixo, o ECG realizado na admissão:

Figura 1: ECG

 

Frente ao quadro apresentado, qual a sua hipótese diagnóstica e conduta mais adequada?

Idoso é encontrado desacordado: qual o diagnóstico?

Carregando ... Carregando ...



Discussão:

Resposta: E

Após internação, foi realizada uma investigação no paciente que demonstrou quadro de sepse por infecção pulmonar associada com hipotermia importante – o que explica o achado eletrocardiográfico. O manejo clínico foi realizado através do aquecimento corpóreo, antibioticoterapia e estabilização hemodinâmica com ressuscitação volêmica e infusão de vasopressor.

O ECG da hipotermia apresenta características clássicas como a onda J ou de Osborne, que é representada por uma deflexão lenta e positiva entre o final do complexo QRS e a primeira porção do segmento ST observada em DII, DIII, aVF e V3-6 (figura 2 – seta). Neste caso, nota-se também bradicardia sinusal e o prolongamento do intervalo QT.

Figura 2


Referência bibliográfica

Deixar um comentário

Seu email não será visível para os visitantes, campos com (*) são obrigatórios

* *