Desafio Eletrocardiográfico
Avaliação de ECG, o que pode-se afirmar?
Muhieddine Chokr / Cristiano Dietrich
Figura 1.
Figura 2.

Resposta E
Figura 3
- A) Pre-excitação B) TAV ortodromica C) TAV antidromica D) FA pré excitada
apresentar batimentos conduzidos pela via acessória de forma espontânea, já o estratifica como de baixo risco para morte súbita. Teoricamente pacientes com TPSV causada por uma TAV ortodromica ( Esquema B da figura 3), podem apresentar fibrilação ventricular após infusão de adenosina, por que se houver a existência de pré-excitação ventricular manifesta, e essa for de período refratário curto ( inferior a 250ms), caso ocorra fibrilação atrial causada pelo encurtamento do período refratário atrial secundária a adenosina, essa pode ser transmitida ao ventrículo por condução antidrômica e resultar em fibrilação ventricular. Apenas com os achados da figura 2 não se pode afirmar a existência de múltiplas vias. O bloqueio do nó AV e não o encurtamento do período refratário atrial justifica o ECG da figura 2. A fibrilação atrial pré excitada que ocorre de forma espontânea , a anomalia de Ebstein e a existência de taquicardia átrio ventricular antidrômica, se correlaciona com a maior probabilidade da existência de múltiplas vias.
A figura 3 foi à registrada após a reversão da FA para ritmo sinusal.
Observe que as ondas Q na parede inferior simulam um infarto inferior prévio, quando na verdade se trata de uma via acessória póstero septal.
2 commented on “Avaliação de ECG, o que pode-se afirmar?”
No primeiro traçado teria feito o diagnóstico de taquicardia ortodrômica com condução AV retrógrada por via acessória. Existem características como: alternância elétrica, ritmo com boa vontade regular e um RP' prolongado, simulanto ondas T negativas em parede inferior. Com a infusão de adenosina, houve aumento da refratariedade do nó AV, e o surgimento de uma FA com condução AV pela via acessória. Este teria sido o meu pensamento a respeito.
Analisando o traçado do eletrocardiograma em TSV, observa-se que este Individuo apresenta uma provável via anômala ,com a presença de Rp’ linha longo e oscilacao da amplitude do QRS ,denotando esta característica da arritmia supra ventricular associada a pré excitação . Após a infusão de Adenosina EV, ocorre o bloqueio do nodo AV, promovendo características de fibrilação atrial , com evidência do eletrocardiograma mostrando morfologia de WPW , denotando a via anômala ou a possibilidade de múltiplas vias anômalas. Excelente caso clínico!! Uma ótima oportunidade para desenvolver o raciocínio clínico nesse tipo de patologia arrítmica!!