Logo

Faça seu login

Objetivo é conscientizar a população acerca de doenças cardiovasculares, como a arritmia cardíaca

São Paulo, 10 de novembro de 2022 – A ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô de São Paulo, em parceria com a SOBRAC (Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas), realiza iniciativa para ensinar a população a medir a frequência cardíaca e orientar sobre como realizar manobras de Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) em bonecos para treinamento, que ocorrerá nesta sexta-feira (11), na Estação Luz.

A iniciativa é parte da Campanha Coração na Batida Certa, realizada anualmente pela SOBRAC, que tem por objetivo divulgar e alertar a população sobre os principais sintomas de uma arritmia cardíaca, trazendo possíveis tratamentos para a doença.

Médicos estarão presentes na estação para ensinar simulações de manobra RCP em bonecos, assim como deve-se medir a frequência cardíaca no pulso. Um ator vestido de coração será o garoto propaganda da campanha, chamando a atenção das pessoas que passarem pelo local, e cerca de 1.500 folders informativos abordando o tema serão distribuídos.

“A falta de conhecimento das pessoas sobre como identificar e agir em situações de emergência cardiorrespiratória ainda é muito grande. Infelizmente não existem programas de ensino de primeiros socorros que atinjam toda a população. Somente profissionais de saúde e pessoas interessadas no assunto recebem algum tipo de treinamento. Por isso, ações como essa certamente são importantes para ampliar o acesso à informação e, consequentemente, ajudar a salvar vidas no futuro”, ressalta a diretora da SOBRAC, Luciana Sacilotto.

“É importante que as milhares de pessoas que passam por nossa linha sejam conscientizadas acerca das doenças cardiovasculares, possibilitando que todos tenham o mínimo de conhecimento sobre o tema”, comenta Juliana Alcides, gerente executiva de Comunicação e Sustentabilidade da ViaQuatro.

As arritmias cardíacas são um conjunto de alterações que ocorrem na frequência e no ritmo dos batimentos cardíacos, apresentando sintomas como sensação de fraqueza e cansaço, mal-estar, pressão baixa, tontura, entre outros, podendo afetar diversos perfis de pacientes. É essencial ficar atento aos sintomas e sempre procurar um médico para tratar de doenças cardiovasculares.

A doença acomete uma em cada quatro pessoas ao longo da vida e são responsáveis por aproximadamente 300 mil mortes todos os anos. Com o objetivo de orientar a população sobre os principais sinais e sintomas, desde 2010, o dia 12 de novembro também celebra o Dia Nacional da Prevenção das Arritmias Cardíacas e Morte Súbita.

“Ao proporcionar informações e orientações sobre o que são e como identificar possíveis arritmias cardíacas é possível reduzir o impacto das doenças cardiovasculares e mortes no país. Por isso a Sociedade se engaja na realização de atividades de cunho educativo, servindo de alerta para a população leiga sobre prevenção, diagnóstico e tratamento das arritmias cardíacas”, explica a presidente da SOBRAC, Fatima Dumas Cintra.

Como prevenir

Felizmente, grande parte das arritmias pode ser prevenida, controlada ou revertida a partir da adesão de mudanças nos costumes de vida de cada paciente.

É essencial que as pessoas evitem os fatores de risco que podem gerar as arritmias e desenvolvam hábitos saudáveis, como aderir uma alimentação balanceada, não fumar, ingerir bebidas alcoólicas e energéticos de forma controlada, praticar exercícios físicos regularmente, evitar o estresse excessiva, ter horas de sono adequadas.

Dessa forma, a possibilidade de desenvolver as doenças cardiovasculares em geral são reduzidas, melhorando a qualidade de vida e a disposição da população que aderir tais cuidados e hábitos.

Serviço:
Campanha Coração na Batida Certa
Onde: Estação Luz da Linha 4-Amarela
Quando: 11 de novembro, das 10h às 16h.

Sobre a ViaQuatro
A ViaQuatro é a concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô de São Paulo. Na América Latina, a Linha 4-Amarela é pioneira no uso do sistema driverless, operação automática sem a presença de condutor dentro do trem, que permite a supervisão permanente de velocidade, conferindo mais segurança e precisão à operação.

Sobre a SOBRAC
Criada oficialmente em 1984, a Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (SOBRAC), antigo Departamento de Arritmias e Eletrofisiologia Clínica (DAEC), é uma entidade médica sem fins lucrativos, afiliada à Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). Os objetivos da SOBRAC são: normatizar as atividades relacionadas às arritmias cardíacas no Brasil; promover o desenvolvimento científico e a valorização profissional da especialidade; além de orientar a população leiga, por meio de campanhas educativas, a respeito dos problemas mais comuns ligados à arritmia cardíaca conjunto de doenças que pode, em alguns casos, resultar em um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e até mesmo levar à Morte Súbita. Com sede na cidade de São Paulo, a Sociedade tem atuação nacional, tendo criado em 2006 o Programa de Educação Continuada (PreCon), ligado à Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e à Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP), e cuja finalidade é difundir e harmonizar condutas na área de arritmias cardíacas aos médicos da área clínica, em eventos realizados anualmente em diferentes regiões do país.

 

Compartilhe:
FacebooktwitterlinkedinFacebooktwitterlinkedin

Busca no site: