Introdução da Campanha

CORAÇÃO NA BATIDA CERTA

12 de Novembro – Dia Nacional de Prevenção das Arritmias Cardíacas e Morte Súbita

“Não deixe o seu coração sair do ritmo”

Apesar de ser de conhecimento científico que as doenças cardiovasculares ocupam um lugar de destaque entre as causas de morte total no país e no mundo, o Brasil carecia de dados seguros sobre arritmias cardíacas e morte súbita.

Neste sentido, desde 2007, a SOBRAC promove ações de conscientização em prol da população, através da campanha Coração na Batida Certa. O objetivo dessas ações é levar ao público leigo informações consistentes sobre as arritmias cardíacas, suas causas e consequências, entre elas a morte súbita cardíaca. Em 2010, o dia 12 de novembro foi instituído oficialmente como Dia Nacional de Prevenção das Arritmias Cardíacas e Morte Súbita.

A missão é divulgar e alertar a população sobre os principais sintomas de uma arritmia cardíaca, doença que pode acometer 1 em 4 pessoas ao longo da vida e é responsável pela morte súbita de cerca de 300 mil brasileiros todos os anos.

Por isso, durante o mês de novembro e no dia 12, são realizadas diversas ações da Campanha Coração na Batida Certa mobilizando diversos profissionais médicos, da área de saúde e personalidades com orientações sobre as arritmias cardíacas e a morte súbita com o propósito de reduzir o impacto das doenças cardiovasculares e mortes no país. 

As atividades programadas são de cunho educativo, servindo de alerta para a população leiga sobre prevenção, diagnóstico e tratamento das arritmias cardíacas.

Assim, o Dia Nacional de Prevenção de Arritmias Cardíacas e Morte Súbita se concentra em três frentes:

SOCIAL: visa conscientizar a população da existência, relevância e modo de prevenir os fatores de risco para o desenvolvimento de arritmias cardíacas e da morte súbita;

EDUCATIVA: para disseminar e implementar diretrizes e guias práticos de prevenção de da doença e suas consequências;

ORIENTAÇÕES: A SOBRAC realiza suas campanhas visando esclarecer a população leiga sobre a importância da realização de exames preventivos e orienta o acompanhamento das arritmias cardíacas por um profissional que tenha a qualificação comprovada, o arritmologista, especialista no diagnóstico, avaliação e tratamento da doença.

A Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas é a principal entidade de capacitação do arritmologista no Brasil e é reconhecida internacionalmente pelo seu trabalho.

Todas as arritmias cardíacas merecem atenção. No entanto, a SOBRAC reforça cada vez mais seus alertas para um dos tipos de arritmia cardíaca mais prevalente na prática clínica: a Fibrilação Atrial.

Em seu estado normal (Ritmo Sinusal), o coração contrai ritmicamente, em consequência dos disparos elétricos de forma regular. Quando não há essa regularidade, ocorre uma perturbação do ritmo cardíaco, conhecida como arritmia. Se for rápida e totalmente irregular, pode estar relacionada à Fibrilação Atrial.

Visando alertar a população e entidades de saúde em diversas cidades brasileiras, cardiologistas associados à SOBRAC, estudantes de medicina e demais profissionais da área da saúde promovem no dia 12 de Novembro palestras, com apresentações de vídeos, demonstrações de ressuscitação cardiopulmonar (parada cardíaca), com ou sem o uso do Desfibrilador Externo Automático (DEA). Há ainda explicações ao público leigo de como identificar a frequência cardíaca desregulada, através da medição do pulso radial.

As ações da SOBRAC crescem ano a ano e diversas personalidades já contribuíram e vestiram a camisa da campanha Coração na Batida Certa!

Menu:

Patrocinador: