Campanha Coração na Batida Certa

sobrac_

A Campanha anual Coração na Batida Certa nasceu da iniciativa da Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (SOBRAC), com os objetivos de informar a população leiga e profissional a respeito das Arritmias Cardíacas, conjunto de doenças que pode, em alguns casos, resultar em um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e até mesmo levar à Morte Súbita Cardíaca.

Apesar de ser de conhecimento científico que as doenças cardiovasculares ocupam um lugar de destaque entre as causas de morte total no Brasil, ainda carecemos de dados seguros sobre as arritmias cardíacas e da morte súbita.

Neste sentido, em 2007, a SOBRAC criou o Dia Nacional de Prevenção das Arritmias Cardíacas e Morte Súbita, comemorado anualmente em 12 de Novembro, com a missão de divulgar medidas em prol da saúde, bem-estar e qualidade de vida; orientar a população a respeito dos fatores de risco que envolvem as arritmias cardíacas e disseminar informações que auxiliem médicos, paramédicos e cidadãos interessados nas ações de socorro imediato à vítimas com parada cardiorrespiratória. A data tem ainda o objetivo de mobilizar ações para a captação de dados estatísticos/epidemiológicos, fundamentais para subsidiar órgãos competentes para a tomada de decisões que reduzam o impacto das doenças cardiovasculares e mortes no país.

As doenças cardiológicas são as que mais matam no mundo, superando casos de câncer e acidentes de trânsito. E, dentre elas, as arritmias cardíacas, que causam morte súbita em mais de 300 mil brasileiros todos os anos.

Com este fim, no dia 12 de novembro ou na semana da data, diversos cardiologistas associados da SOBRAC promovem ações voltadas à população leiga, visando conscientizar, educar e informar sobre a doença. As ações também são dedicadas aos médicos cardiologistas e profissionais da área da saúde em geral, para capacitar e aperfeiçoar técnicas e estudos sobre as arritmias cardíacas.

Realizadas em diversas cidades brasileiras, cada ação local é organizada de maneira específica e podendo ocorrer em shoppings centers, parques, aeroportos, hospitais, nas ruas, enfim, em locais públicos. Além da distribuição de folders educativos e palestras, também são realizadas demonstrações de ressuscitação de parada cardíaca, seja de forma manual ou com o uso do DEA (Desfibrilador Externo Automático).

A Campanha cresce a cada ano, ganha notoriedade e reforça a SOBRAC como entidade médica de referência no âmbito das arritmias cardíacas e morte súbita, seja para estudos, dados científicos ou informações para a imprensa e para o público leigo.

Em 2015, a 9ª edição da campanha Coração na Batida Certa terá muitas novidades. Até novembro, acompanhe este blog ou as redes sociais da SOBRAC para ficar bem informado sobre as nossas atividades!

Compartilhe:
Facebooktwittergoogle_pluslinkedinFacebooktwittergoogle_pluslinkedin